Seu cabelo cai muito?

Por Manoella Oliveira

A queda de cabelos acontece naturalmente todos os dias e não é motivo para pânico, pois faz parte da renovação capilar: caem os fios velhos, que duram em torno de cinco anos em nosso couro cabeludo, e nascem os novos. “Não existe um número pré-definido que diga se essa queda é ou não normal, a quantidade varia de acordo com cada um”, explica Ursula Metelmann, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas é possível saber se existe algo errado. A dica é observar se está ocorrendo uma queda mais acentuada do que o seu padrão e, se ela perdurar por semanas ou meses, é um indicativo de que está ocorrendo algum problema e é hora de procurar por um especialista.

Os motivos podem ser vários, mas o mais frequente e é de causa genética, conhecido como alopecia androgenética, responsável por 80% tanto da calvície masculina quanto da feminina, que pode estar associado a anemia, depressão ou estresse. Muitas vezes, a queda não é anormal, o cabelo simplesmente cai no dia-a-dia e não há reposição. O folículo, estrutura por onde saem os fios, fica atrofiado e, com o passar do tempo, o indivíduo passa a ter menos fios de cabelo e cada vez mais finos. Normalmente, o processo inicia na adolescência, entre os 15 e 17 anos.

A queda capilar ocorre com mais intensidade em determinados períodos como no pós-parto, durante as dietas de emagrecimento, após infecções e operações, e em momentos de uso de medicamentos, quimioterapia, seborreia do couro cabeludo, depressão e estresse emocional. Sim, estresse e depressão não apenas agravam, como também podem desencadear a queda de cabelos.

A turma que exagera nas dietas também deve ficar atenta. A dermatologista conta que, nas mulheres, também é comum a queda por anemia (falta de ferro), influenciada por dietas para emagrecimento e a perda sanguínea pelo fluxo menstrual. Já na depressão, os cabelos ficam opacos, quebradiços e caem. E por falar em queda, tinturas, alisantes capilares e outros produtos também podem desencadear queda de cabelo em caso de alergia ou inflamação no couro cabeludo, mas o mais comum é que aconteça a quebra dos fios, ou seja, o fio não cai a partir da raiz, mas se parte e dá uma falsa sensação de queda.

Com tantas causas diferentes fica difícil saber o que usar para combater o problema e é claro que o tratamento só será eficiente se a causa for detectada corretamente. Mas existem regras gerais que devem ser seguidas. “Tudo o que ativa a circulação do couro cabeludo pode ajudar na recuperação dos cabelos, portanto, massagear é uma alternativa, assim como manter a higiene lavando o cabelo, mesmo que, durante a lavagem, caiam mais fios. Esses fios serão substituídos por fios novos e sadio, nos períodos de queda acentuada, que chamamos de eflúvio. Também é bom, uma vez por dia, pentear o cabelo várias vezes, umas 100 vezes”,  diz a dermatologista. E por falar em pente, o de madeira ajuda a retirar a eletricidade estática dos fios, por isso, eles ficam menos arrepiados. Além disso, é melhor dar preferência por penteá-los com o cabelo seco. Isso evita a quebra dos fios, que ficam mais frágeis quando estão molhados.

O resto você já sabe: não prenda os cabelos úmidos, não durma com os fios molhados, evite penteados que puxem demais os fios, como rabo de cavalo, durma bem para aliviar o estresse, beba água e priorize uma alimentação balanceada. “Se queremos que o cabelo cresça, temos que comer verduras, frutas, legumes, castanhas, feijão. Ou seja, produtos que contenham ferro, selênio, zinco”, ensina Ursula.

A VISÃO DA MEDICINA CHINESA
A explicação da Medicina Chinesa para a queda de cabelo é bem diferente da “tradicional”. O problema é causado, basicamente, por Excesso, por Deficiência e por fatores hereditários. Os dois primeiros são causados por desequilíbrios nas funções do nosso Qi (energia) e do nosso Xue (Sangue).

A queda de cabelo por Deficiência ocorre quando o indivíduo possui um declínio de Qi (energia), Xue (Sangue) e/ou Jing (Essência). Nas mulheres, é mais comum que ocorra a queda por deficiência de Xue em função da perda de sangue mensal. Se a ela for saudável, o organismo recupera o sangue normalmente, mas muitos desequilíbrios na saúde da mulher afetam essa recuperação, fazendo com que haja queda de cabelo.

“Nos casos de Deficiência, o paciente, além da queda de cabelo em si, apresentará constituição mais fraca, cansaço, voz baixa, pouca resistência física, tontura, ressecamento dos tecidos e das articulações, tez pálida e sem brilho, podendo ainda estar presentes insônia, sensação de calor no final da tarde, boca seca, incontinência urinária, impotência, osteoporose, quando a Deficiência já estiver no nível do Jing”, explica Edgar Cantelli Gaspar, doutor em Acupuntura pelaFederação Mundial de Acupuntura e Moxabustão.

Já a queda de cabelo por Excesso consiste num quadro em que há muita energia Yang na cabeça, que resseca a raiz do couro cabeludo e é mais comum nos homens. Essa energia é responsável pelo aquecimento do corpo, pelas atividades funcionais, pelo dinamismo metabólico, entre outros. Aqui, os sintomas serão dor de cabeça, irritação e vermelhidão nos olhos, hipertensão, irritabilidade, tonturas, face avermelhada, língua vermelha e pulso rápido e forte. “Esse tipo de queda de cabelo é comum em pessoas com atividade mental excessiva e desgastante”, afirma o especialista.

Em ambos os tipos de queda de cabelo por desequilíbrios sistêmicos do organismo, existe tratamento na Medicina Chinesa, utilizando tanto a acupuntura quanto a fitoterapia. A alimentação, mais uma vez, aparece como condição básica para resolução do problema. “Um alimentação nutritiva é ainda mais fundamental para os casos por Deficiência para enriquecer e fortalecer o Xue. Um recurso que apresenta bons resultados é o aumento da ingestão de proteínas de boa qualidade, encontrada nos peixes e em alguns frutos do mar, assim como a ingestão de raízes cozidas (mandioquinha, bardana, beterraba, batata doce), que melhoram a capacidade do nosso sistema digestório de gerar energia do que comemos, que por sua vez vai nutrir o cabelo através de um Xue (Sangue) mais forte”, conta Edgar.

No caso da queda de cabelo por fatores hereditário, que afetam especialmente os homens, não há muito o que ser feito, além de tomar medidas preventivas. Ou seja, é importante manter o Qi (energia) e o Xue (Sangue) fortes e abundantes para evitar ou retardar a queda. Para isso, todas as medidas para a manutenção de uma boa saúde são válidas, como uma alimentação adequada, exercícios energéticos (como o Qi Gong), dormir antes das 23hs e ter uma vida de paz e tranquilidade.

Leia também:

Mitos e verdades sobre os cabelos

Cuide da sua beleza usando apenas água

Truques naturebas de beleza



31 Comentários

    [...] Entrevista sobre queda de cabelo para a revista e blog Tato maio 14, 2010 Posted by Edgar Cantelli in Acupuntura, Alimentação, Entrevistas, Medicina Chinesa, Qi Gong, Saúde em geral. trackback Dei uma entrevista que fez parte de uma ótima matéria sobre queda de cabelo escrita pela jornalista Manoella Oliveira para a revista e blog Tato. Para ler, clique aqui. [...]

  • ótimo artigo.

  • otima esta materia,meu cabelo esta caindo muito,e no meu caso foi porque eu fiz uma dieta meio doida estava preocupada,e so agora descobri o motivo.obrigada.

  • oie meus cabelos estão caindo e so agora tenho + ou – a ideia pq isso estar ocorrendo..eu mim estresso muito e tenho problema emocional..vlw pela diga agora tentarei evitar q isso cntinue ocorrendo.

  • o que eu posso faez pra meu cabelo para de cair e ele cair muito

  • o anticoncepcional selene usado por varios tempos ´pode trazer a queda de cabelo?

  • Olá, Vanessa. De acordo com a dermatologista entrevistada, com quem entrei em contato, isso não ocorre. Pelo contrário, o anticoncepciopnal pode até ajudar no combate ao problema. Abraços!

  • Meu cabelo cai demais, é anormal. Cada vez fica mais fino e sem fios (adolescência). Mais posso correr o risco de fica sem cabelos ? Porque ele realmente cai muito, principalmente quando lavo.

  • oi, meu nome é rodrigo tenho 16 anos e o meu cabelo ta caindo muito mesmo , quando eu era mais jovem ele começou a cair nos lados e agora ta caindo no centro da cabeça , o q devo fazer. obrigado

  • meus cabelos estão caindo de mais eu queria sabe um shampoo e um condicionador para melhorar na queda dos meus fios de cabelo muito obrigados…

  • Os meus cabelos estão caindo,gostaria de uma opinião,e ter o endereço de voces do Rio de Janeiro,para eu marca um tratamento com voces e o preço.Agradeço com todo carinho a minha salicitação.
    Abraços,Nicélio

  • TENHO 30 ANOS E MEU CABELO CAI MUITO MUITO MESMO…JÁ FUI EM 3 MÉDICOS ..TOMEI REMÉDIO..PASSEI REMEDIO…AMINIZOU E QUANDO PARO DE TOMAR O RMÉDIO CAI TUDO DE DENOVO E MUITO…ESTOU CHEIA DE FALHA NO COURO CABELUDO…FICO MUITO TRISTE O QUE FAÇO!!! ATÉ FERRO( SULFATO FERROSO ) ESTOU TOMANDO !!!!!!!!!!!??????????

  • o meu cabelo ta caindo muito mas muito mesmo, ja tenho pouco cabelo chego ate chorar com medo de ficar careca, eu achei que era por conta da minha gravidez mas o meu bb ja tem 8 mes e ainda continua caindo mim ajude………

  • Meu cabelo tem muitas pontas duplas, ocasionando quebra e não cresce faz muito tempo, acho que é pouco ferro ingerido.

  • EU JA ESTOU COM MEDO MEU CABELO Ñ PARA DE CAIR E TÃO CAINDO PELA RAIZ TA CAINDO MUITOE SO TENHO 16 ANOSS…

  • meu cabelo cai muito mesmo. Eu não como fruta nem nenhum tipo de legume e tenho mania de prender o cabelo molhado, sera q é por isso q o meucabelo cai muito?!

  • OI GENTE MEU CABELO CAI MUITO ESTOU DESESPERADA O QUE EU FACO?

  • ola,ultimamente o meu cabelo cai muito..mesmo depois do banho,como com o cabelo seco..nao sei o k fazer..ja pensei k fosse por estar gravida ou do shampoo..precisa de ajuda..obrigada

  • oi meu nome e geane tenho 21 anos e meu cabelo ta caindo de mas serar que tem algo de errado comigo o que devo usar p parar de cair?

  • Meu cabelo está caindo muito fiz exames e nada constou, tenho cansaço fisico e mental estou depressiva e estressada, por favor me ajude me mande umas dicas para eu melhorar bjooos. ROBERTA DIAS

  • É sempre preciso investigar a fundo as causas da queda de cabelo. No meu caso, por causa da perda de sangue excessiva durante a menstruação, a taxa de ferritina no meu sangue caiu muito, chegando a 12, e para ajudar, eu não como carne nenhuma. Estou fazendo reposição de ferro com Noripurum e tomando também o Pantogar 3x ao dia. Melhorou, mas ainda levará um tempo para voltar ao normal segundo meu médico.
    Tive que dar um up na minha alimentação comendo mais proteínas como a carne de soja, tomando super sucos como suco de soja de laranja com espinafre, ou laranja com cenoura e soja, suco de couve com limão, laranja com beterraba, comer muita beterraba, folhas verde-escuras, mandioquinha, muitas frutas. A alimentação é a base de tudo e mesmo quem come carne tem que ter uma alimentação bem variada para manter a saúde dos cabelos e da pele também, vale a máxima de quanto mais colorido o prato de comida, melhor.
    Mas não adianta ficar ansiosa porque o processo de recuperação é lento mesmo, demora meses, e se estressar só piora a situação.

  • oi tenho 20 anos meu cabelo tar caindo muito não sei o que tar acotecendo porque nunca usei quimica

  • Meu cabelo esta caindo muito mesmo nao sei oque fazer ,ja estou ficando careca presiso de uma ajuda por favor.

  • ola tenho 19anos há dois anos e dois meses tive meu filho
    quando ele tava com 5meses começou a cair meus cabelos até então minha sogra disse que era normal
    mas já faz dois anos e não parou não sei oque acontece. talvez por ter feito cesariana ou por ter emagrecimento muito na gravidez , não sei oque fazer alguém me ajuda meu cabelo é liso natural e muito grosso fiz até uma secagem pra acabar com os apreciados mas parece que piorou tem muitos fios pequenos e não cresce
    obg … espero resposta :’(

  • ola tenho 18 anos,e estou muito preocupada com o meu cabelo q esta caindo muito ele era cheio agora esta pouco, não sei q eu faço e não sei o pq que esta caindo tanto.
    por favor me ajuda

  • Meus cabelos estão caindo muito estou preocupada …Nunca vi meu cabelo cair tanto assim .. cai dez da raiz o fio todo cai ..Mais eu não como muito bem presciso me alimentar melhor lavo meus cabelos muito mais não massageio vou tentar seguir essa dica para ver se para de cair .. Mais se não parar vo procurar um especialista no assunto …

  • nao se preocupe o drauzio varela tambem caia agora parou ta vendo a queda é passageira

  • meu cabelo cai demais ta cm um ano e cinco dias q fiz a progrssiva o negocio aq ta feio demais oq fazer?

  • olha meu cabelos estao caindo demais quando vou to mar banho meu cabelos cain de mai

  • Eu,como muitos,estou apavorada com a queda exessiva dos meus cabelos,, mas no meu caso ando me estressando muito,sou muito ansiosa tambm, e dei a pausa de 1 mes no anticoncepcional,que desrregulou minha menstruaçao,,agora q eu li toodas essas explicações me liguei no que pode estar acontecendo e vou tentar mudar isso… :-) positividad sempre haha

  • Oi eu estou dezesperada com a frequencia da queda do meu cabelo ta demais e emuito fraco nao gosto nem de pentear poque cai muito e quebram de mais tambem oque faço me ajudem

Deixe uma resposta