Barulho é poluição?

?????

Quando você pensa em poluição, qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça? Fumaça? Água suja? Associamos muitas imagens a poluição, mas às vezes, ela é um inimigo invisível como é o caso do barulho. Sim, sons muito altos e excesso de ruído são chamados de “poluição sonora” porque afetam nossa qualidade de vida, causando problemas como estresse, zumbidos, tonturas, perda da audição e aumento do risco de doenças, entre outros problemas.

Por isso, existem limites permitidos de barulho. No Brasil, existem leis que consideram a poluição sonora um crime ambiental. O som é medido em decibel (dB) e o ouvido humano tolera sons até 65 dB. Acima disso, os problemas começam a aparecer. Para você comparar, um trio elétrico faz por volta de 120 dB. Naturalmente, não somos só nós que sofremos com isso. A poluição sonora causada por humanos tem consequências para plantas e animais. Pesquisas indicam que o barulho dos navios estressa baleias e golfinhos e atrapalha a comunicação deles. Eles até tentam mudar a voz para se comunicarem, assim como nós fazemos em lugares com música alta, mas a verdade é que os coitadinhos estão ficando estressados.

Isso também  atrapalha a comunicação das aves, como os papagaios e as araras. Normalmente, eles conversam a 1,5 km de distância, mas com o barulho essa distância se reduz a apenas 50 metros. E sobre o que elas conversam? Elas se ajudam, avisam onde achar comida, atraem parceiros e alertam para perigos próximos, como a aproximação de um predador.  Ou seja, a boa comunicação ajuda na sobrevivência. Com os animais tentando fugir do barulho urbano, quem sofre são as plantas (sim, a natureza é toda conectada e você deve saber disso). Isso acontece porque os métodos naturais de reprodução das plantas são auxiliados por animais, como aves e roedores. Sem a ajuda desses animais, o número de plantas tende a diminuir.

Se barulho irrita, por outro lado, estudos científicos apontam que os sons da natureza relaxam. Como anda o som dos lugares que você frequenta? Quando você fecha os olhos, escuta pássaros ou carros? Você se irrita ou se acalma? O que os sons de um jardim e da rua da sua casa estão tentando te dizer? Faça o teste! Sob a supervisão de um adulto, vá a locais abertos, de preferência onde haja natureza e compare. Quer ver mais exemplos de poluição sonora? O Pica-pau te mostra no vídeo.



Deixe uma resposta